Curso HumAnimaL
O “Curso HumAnimaL” tem o intuito de vivenciar uma experiência direta e potente dos corpos animais para assim perceber e explorar ritmos variados, formas de locomoção, sons animais, níveis corporais, cores, formas e texturas.
A partir da estética do espetáculo HumAnimaL, vimos a necessidade de criar esse curso para as crianças vivenciarem sua livre expressão artística, relacionando-se com a energia viva dos animais.
Metodologia
Voltada ao público infantil, o Curso HumAnimaL de Artes Integradas tem como objetivo principal potencializar a imaginação e a singularidade expressiva dos participantes, partindo de diversos aspectos da corporeidade animal.
A originalidade da vivência está na condução do trabalho, a partir de um conjunto de práticas ligado ao Espetáculo HumAnimaL, desenvolvidas desde 2009 pela artista Paula Preiss, na qual o animal é vivenciado sob a ótica do teatro, da dança, da comicidade, da música, das artes plásticas e da literatura.
No curso, os participantes experimentam a composição artística a partir da observação de animais diversos, como a tartaruga, o sapo, o pato, entre outros. Todos os processos criativos têm como suporte a observação do comportamento de animais em vídeo e fotografia, além da utilização de figurinos e adereços (casulo, toucas, mangueiras, luvas e óculos), que foram criados especialmente para dar suporte à proposta desenvolvida.
Duração
O curso HumAnimaL já foi oferecido como workshop de um dia, como oficina de 3 tardes e também por um semestre em escolas de ensino regular no contraturno. Quando o curso é distribuído em mais tempo, é possível abarcar um maior número de linguagens artísticas, mais animais e ainda apresentar pequenas esquetes, bem como desenvolver os conteúdos específicos de cada animal relacionado com biologia e etologia.
Ambos os formatos podem ser vivenciados com qualidade. Assim sendo, o formato do curso fica em aberto para optar pelo que mais se adequa à programação de cada local.
Atividades do Curso
As atividades trabalham consciência corporal, expressão facial, movimentação do corpo no espaço, improvisação cênica, ritmo, escuta, equilíbrio, flexibilidade, imaginação, coordenação motora, manipulação de objetos, composição cênica, jogo, invenção de histórias, criação de cenas e coreografias, canções populares, literatura, filosofia e noções básicas de desenho e composição plástica com materiais diversos.
Objetivos a trabalhar com as crianças:
- Difundir uma prática artística calcada na dramaturgia e consciência corporal através do teatro e da dança;
- Comparar o corpo humano e as formas dos corpos animais;
- Trabalhar a interdisciplinaridade: biologia, literatura, filosofia/sociologia, artes integradas;
- Trabalhar a psicomotricidade;
- Dramatizar cenas, inventar histórias, narrar sons e ruídos animais, dançar e cantar;
- Manipular objetos e, com estes, criar uma síntese poética, a partir das conclusões e composições de cada criança;
- Brincar, socializar, aprender com os animais, perceber a si e o entorno, expressar-se;
- Desenvolver um processo artístico que afirme um corpo rítmico e expressivo, buscando assim um crescimento na parte social, afetiva e motora da criança.